Doramas

O que é dorama?

Dramas asiáticos são produções televisivas que se assemelham a minisséries, geralmente tendo entre dez e cem episódios. A maioria dos dramas, dependendo do gênero e da produção, tem cerca de vinte episódios, sem qualquer tipo de sequência e novas temporadas para acompanhar. Esses dramas são criados nos países asiáticos.Essa composição alterou significativamente minha maneira de pensar e enxergar o mundo.

Até o presente momento, aprendi bastante sobre as diversas línguas e costumes asiáticos, mas também descobri muitas novidades sobre as culturas asiáticas. Além disso, me fez perceber o quanto a escrita e diferentes tipos de elementos são necessários para criar um roteiro de anúncio para produzir os dramas. Os dramas asiáticos são histórias divertidas e eficientes que evocam criatividade e análise através dos diálogos e situações dos personagens.As séries que se concentram em uma história de amor, geralmente, focam-se nos laços familiares e nos relacionamentos amorosos contemporâneos. A maioria dos personagens é composta por homens coreanos, caracterizados como bonitos, inteligentes, ricos e em busca de um ” amor verdadeiro”.

Além disso, este é um fator que tem contribuído para a popularidade dos dramas coreanos entre as mulheres. Uma amiga, fã incondicional de K-drama, disse que essas novelas a estimulam a abraçar pequenas alegrias e praticar a atenção plena na vida diária, o que tem sido crucial para prevenir a depressão durante os dias de bloqueio. “Adoro como os personagens ficam extasiados ao ver a primeira neve da temporada com uma pessoa querida”, diz ela.

K-drama Lovely Runner

Como começou?

Uma curiosidade é que todos os dramas asiáticos, começaram com transmissão de rádio a muito tempo atrás. E também peças de teatro por toda a Ásia. A transmissão de rádio, incluindo a transmissão de dramas de rádio, começou em 1927 sob o domínio japonês, com a maioria da programação sendo transmitida em japonês e, aproximadamente, 30% em coreano. Após a Guerra da Coreia, dramas de rádio, como Cheongsilhongsil (1954), retrataram o humor do país.

A transmissão televisiva teve início em 1956 com o lançamento de uma estação experimental, a HLKZ-TV, que foi encerrada após um incêndio. O Korean Broadcasting System (KBS) iniciou suas atividades em 1961.  O primeiro filme de televisão coreano foi uma peça de 15 minutos intitulada The Gate of Heaven (천국의 문, Cheongugui mun), exibida no HLKZ- TELEVISÃO.

Ascensão Global do K-drama

Apesar dos dramas coreanos existirem desde a década de 1050, o mundo começou a tomar conhecimento deles no início do século 21. 

Os K-dramas se destacaram globalmente por seus temas de romance, história e fantasia, com reviravoltas e personagens marcantes nas últimas duas décadas. Atualmente, os dramas coreanos estão entre os principais em conteúdo global devido à evolução dos padrões de distribuição de conteúdo, que vão da TV às redes de streaming.

Nos anos de 2010, 2010 e 2020, os K-dramas ganharam uma nova atenção nos mercados internacionais.  A Netflix iniciou a busca por produções da Coreia do Sul e de outros países em meados de 2018 com o objetivo de ampliar as ofertas de seus serviços para um público global crescente. Esses esforços deram frutos quando Squid Game de Hwang Dong-hyuk atraiu mais de 111 milhões de pessoas 17 dias depois do seu lançamento, em setembro de 2021, tornando-se o programa mais assistido do serviço.

 

Squid Game
Squid Game de Hwang Dong-hyuk
Foto K-drama, pousando no amor.

    Como um espectador de longas horas de K-dramas, considero-me bastante familiarizada com a cultura coreana. Desde conhecer oppas bonitos até tomar soju de graça o dia todo, eu tinha grandes expectativas na minha primeira viagem para lá. Mas, ao explorar a Coreia, não demorou muito para perceber que o que estava na tela não era, de fato, a vida real – pelo menos não toda ela.

Então, vamos desmistificar alguns estereótipos nos K-dramas em outro post que irei colocar aqui. (Leia)

Mas, há uma distinção entre ficção e realidade – não é comum encontrar pessoas chorando por causa de corações partidos com soju nas mãos. Mas há algumas pessoas bêbadas andando pelas ruas à noite.Apesar de não podermos acreditarmos em tudo o que vemos nos K-dramas, eles nos permitem ver este belo país – seja a história, os valores culturais ou até mesmo a culinária.

Mas, como sempre, a melhor maneira de se descobrir por si mesmo é sair do sofá e viajar para a Terra dos K-dramas. 

Obrigada por ler nosso diário de hoje 🙂

 

 

 

 

 

Estudante de nutrição, dorameira, ama o pop e a cultura asiática. Que escolhe todos os dias sonhar, acreditar e sentir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *